Como usar a raiva para crescer na vida

Quando falamos em raiva, a priori, pensamos que ela não pode ter algo positivo. No entanto, se olharmos mais de perto, essa perspectiva pode mudar. A raiva é uma emoção expansiva que pode nos ajudar a cumprir a realização que queremos e nem sempre deve ser vista como negativa. Afinal, a raiva gera movimento e nos leva sempre a agir em direção a algo. Diferentemente do medo e da tristeza, que reduzem nossa energia e costumam paralisar, a raiva nos move, provoca ação. Sabendo gerir essa ação de forma adequada podemos​ ​crescer​ ​muito​ ​na​ ​vida.

Quando sentimos raiva devemos buscar canalizá-la para promover o início de uma transformação. A raiva é capaz de nos impulsionar a agir, pois ela é uma emoção que busca ao máximo acabar com uma situação que esteja causando aborrecimento ou incômodo. A raiva bem canalizada é uma forma maravilhosa de fazer com que possamos sair de situações difíceis.

Vale ressaltar que ódio não é o mesmo que raiva. O ódio não é uma ação “espontânea”. Ele é algo planejado, pensado, e procura motivos para existir. Ele reflete feridas não tratadas e funciona como um arquivo para essas dores. Por isso, é importante observar nossas emoções e procurar sempre a melhor forma de lidar com elas, afinal podemos sempre extrair algo bom de nós mesmos e de nossas emoções. “Nós somos emoções e é impossível não senti-las, elas são como pássaros que pousam em nossas cabeças, deixar que estes façam ninho, aí será sempre por nossa conta.” Confuncius, filosófo.

Marcados com a tag:

Leave a Reply

Your email address will not be published.