A tristeza como termômetro para mudanças

A tristeza como termômetro para mudanças

A tristeza é com certeza uma das emoções mais reflexivas que podemos sentir. É ela que nos sinaliza quando algo não está bem e faz com que possamos decidir deixar ir aquilo que já não faz mais sentido em nossa vida e que nos faz mal. Por isso, a tristeza é um excelente termômetro para mudanças pois ela permite a descoberta de novas fontes de felicidade.

Vale ressaltar que a tristeza é uma emoção muito humana e quase inevitável que ocorre depois de uma perda dolorosa, mas não é necessariamente uma doença. Sua intensidade e frequência ​são diferentes dependendo de muitos fatores internos (personalidade, crenças, valores) e fatores externos (grupo de apoio social, família, trabalho, recursos econômicos, etc.).

E apesar de ser vista como uma emoção ruim, múltiplos estudos, investigações e situações diárias mostraram que sentir tristeza é extremamente importante para a nossa sobrevivência e claramente influencia nossas ações e podem salvar, melhorar ou prejudicar nossa saúde física e mental. Por isso aprender e interpretar nossa tristeza torna-se muito importante para ter uma vida plena. Usá-la ao nosso favor é fundamental para​ ​começar​ ​uma​ ​nova​ ​fase​, virar a página e ser mais feliz.

Saber lidar com a tristeza é tirar a sorte grande. Quando ficar triste não comece com uma série de pensamentos negativos e vitimistas. Procure trabalhar essa emoção para que ela seja um caminho de mudança para encontrar a alegria, a felicidade. Isso não vai mudar apenas a forma como você se sente consigo mesmo, mas também trará inúmeros benefícios que vão além da saúde emocional.

Leave a Reply

Your email address will not be published.